CURSOS

O curso de Bacharelado em Administração forma profissional com capacidade gerencial e empreendedora, conscientes da importância do desenvolvimento econômico da região e do país e sensíveis às questões sociais. O Administrador é o profissional responsável pelo planejamento, organização, gerenciamento e controle do dia a dia das empresas. A atuação do Administrador é bastante ampla, sendo necessária em todo tipo de empresa. Ele atua em diversas áreas, como comercial, logística, financeira, compras, recursos humanos, marketing, entre outras.

Arquitetura e Urbanismo, curso capaz de capacitar o futuro profissional para a arte de projetar e organizar espaços internos e externos de acordo com critérios de Estética, Conforto Ambiental e Funcionalidade.

O Arquiteto projeta e coordena as construções e reformas de edificações em geral, desde pequenas residências até grandes complexos habitacionais e institucionais, especificando os materiais adequados. É capaz de elaborar um cronograma de realização com controle financeiro e, junto ao engenheiro, definir o melhor sistema estrutural a ser adotado. Cria móveis e objetos adequados ergonomicamente e adaptados para deficientes físicos. Realiza pesquisas para intervenção em áreas de preservação do Patrimônio Histórico e reformas de áreas degradadas. Atuando, assim, em todas as etapas das obras.

Como Urbanista, projeta e executa desde a implantação de pequenos loteamentos até a reestruturação urbana, participa ativamente nas decisões sobre o funcionamento das cidades. Analisa o ambiente construído, levando em conta a gestão e a sustentabilidade.

Se você gosta de biologia humana, talvez biomedicina seja mais a sua “cara”! Para ser biomédico, o estudante deve ser curioso, investigador e ter foco na carreira científica. A nova profissão na área da saúde tem atraído muitos estudantes interessados em seguir uma carreira que investigue a complexidade do corpo humano, suas doenças e possíveis tratamentos.

A profissão é ampla, com diversas áreas de atuação; entre as mais promissoras estão as de análises ambientais e de imagens. Você poderá trabalhar com soros, vacinas e reagentes; imagenologia, para atuar na área de raio-x, ultrassonografia; DNA, na qual realiza exames laboratoriais etc.

O contador é um profissional indispensável nas organizações, capaz de exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis e atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante a sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes, e construção de valores orientados para a cidadania.

Por desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial revela capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação. Devido às características de suas atividades, é uma profissão privilegiada com permanente demanda no mercado de trabalho.

Além das aulas teóricas, o aluno realizará, obrigatoriamente, estágios no Núcleo de Prática Jurídica, a partir do quarto ano de curso, atendendo à população carente da cidade e região, propondo ações judiciais e dando assessoria jurídica às pessoas de condição financeira desprivilegiada. O profissional da área jurídica – Bacharel em Direito- formado pelo curso de direito da FAMINAS, terá um visão crítica do ordenamento jurídico que é elemento fundamental do fenômeno social, pois sua formação se inicia com as disciplinas básicas para só então passar aos estudos das disciplinas profissionalizantes.

No serviço público, o bacharel em Direito poderá se candidatar às seguintes carreiras: Magistratura (Juiz de Direito), Ministério Público (Promotor de Justiça), Defensoria Pública, Policia Federal e Civil (Delegado de Polícia), Professor em Universidades Públicas, Carreiras Diplomáticas, Advocacia Pública, dentre outras. No setor privado: Advocacia Privada e o Magistério Superior em Instituições Privadas de Ensino.

O curso de Bacharel em Educação Física tem como objetivo formar profissionais qualificados para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir por meio das diferentes manifestações da atividade física e esportiva, tendo por finalidade aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

O profissional pode atuar como autônomo ou em instituições órgãos públicos e privados de prestação de serviços em atividades físicas, desportiva e recreativa e em quaisquer locais onde possam ser ministradas estas atividades.

O curso de Licenciatura em Educação Física tem como objetivo formar os professores que atuarão nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), portanto para atuação especifica e especializada com a componente curricular Educação Física.

Sua área de atuação pode ser escolas públicas e privadas de educação infantil e básica, atendendo ao aspecto formal e não formal desses níveis de ensino.

O curso objetiva a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva de um profissional com competência técnico-científica, ético-política, social-educativa, para atender aos problemas relacionados à saúde, buscando ações de promoção, prevenção e reabilitação do ser humano, seja no atendimento individual ou coletivo, em todas as fases do ciclo da vida, com respeito aos princípios do SUS.

O profissional de Enfermagem formado na FAMINAS terá condições de atuar em Hospitais Gerais e Especializados, Ambulatórios e Clínicas Gerais e de Enfermagem, Home Care, Docência de nível médio, Docência de nível superior, Direção de escolas de enfermagem de nível médio, Gerencia de Enfermagem, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Ministério da Saúde, Auditoria de planos de saúde, Auditoria hospitalar, Direção Hospitalar.

O Engenheiro Civil é um profissional de formação generalista, que atua na elaboração de projetos civis, na execução de obras correntes e de obras de arte. Além disso, pesquisa, desenvolve e implementa novos materiais e tecnologias. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais. O profissional egresso do curso de Engenharia Civil do UNIFAMINAS é capaz de: planejar, elaborar e executar projetos referentes a edificações, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; sistema de transportes, de abastecimento de água, de saneamento, de drenagem e irrigação; pontes e grandes estruturas; seus serviços afins; fiscalizar obras, serviços técnicos e coordenar equipes de trabalho; elaborar estudo para avaliar a viabilidade técnica, econômica, social e ambiental de projetos de Engenharia; efetuar vistorias, perícias, avaliações e emitir laudos e pareceres técnicos; e realizar pesquisas, análises e ensaios visando novas tecnologias.

O profissional egresso poderá vir a atuar, de forma direta ou indireta, em diversos setores ligados à bens e serviços e à execução de obras civis, podendo, inclusive, trabalhar no desenvolvimento de novos materiais e tecnologias. Portanto, o egresso poderá desempenhar funções no setor técnico ou comercial de fábricas de equipamentos, de empreiteiras ou de órgãos públicos.

A Engenharia de Produção se dedica ao projeto e gerência de sistemas que envolvem pessoas, materiais, equipamentos e o ambiente. O aluno de engenharia de produção cursa as disciplinas básicas de química, física e matemática complementadas por um conjunto de matérias de engenharia, tais como materiais, desenho técnico, automação industrial etc. Tudo o que se refere as atividades básicas de uma empresa, tais como planejamento da produção e da distribuição de produtos, controle de suprimentos, controle financeiro, controle de custos, entre outros, faz parte das atribuições típicas do engenheiro de produção. É por isso que o engenheiro de produção pode trabalhar nos mais diversos setores da economia. O Engenheiro de Produção é o profissional que

define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria prima, a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade.

O curso de Farmácia da FAMINAS tem como objetivos e metas formar um farmacêutico generalista, humanista, crítico e reflexivo. Um profissional preparado para trabalhar em benefício da sociedade, pautado em princípios éticos, com capacidade de enfrentar os desafios da profissão.

Durante o curso, os conteúdos curriculares são integrados de maneira teórica, pratica e interdisciplinar. Após a graduação o farmacêutico terá condições de atuar em drogarias e farmácias, laboratórios de análises clínicas e toxicológicas, industriais de medicamentos, indústrias de alimentos, na saúde pública entre outras áreas.

O curso objetiva formar profissionais aptos para a atuação em todos os níveis de atenção à saúde, desenvolvendo ações nos programas de prevenção, promoção, manutenção e reabilitação da saúde, bem como realizarem consultas, avaliações e reavaliações do paciente, colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas, objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica, permitindo, assim, uma melhor qualidade de vida ao cidadão, além da formação de um profissional com competência técnico-científico, ético-político, social-educativa.

Ao final do curso superior de tecnologia em Gastronomia do UNIFAMINAS , o profissional estará apto a realizar atividades de planejamento, organização, execução e comercialização de serviços de alimentação em nível tático e gerencial. A sólida instrução adquirida através dos conceitos utilizados pela gastronomia na contemporaneidade permitirá também ao recém-formado a inserção no mercado de trabalho no Brasil ou em qualquer país do mundo, em condições de ocupar cargos de liderança nos diversos segmentos de alimentação e bebidas.

O tecnólogo em Gastronomia concebe, planeja, gerencia e operacionaliza produções culinárias, atuando nas diferentes fases dos serviços de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos e sociais. Empresas de hospedagem, restaurantes, clubes, catering, bufês, entre outras, são possibilidades de locais de atuação deste profissional. O domínio da história dos alimentos, da cultura dos diversos países e da ciência

dos ingredientes, além da criatividade e atenção à qualidade são essenciais nesta profissão, em que o alimento é uma arte.

O médico formado pelo curso de Medicina da FAMINAS de Muriaé é um profissional com formação generalista, humanista, crítica, reflexiva, capacitado para atuar, segundo princípios éticos, no processo de saúde-doença e no enfrentamento de problemas de saúde da região e do país em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

O curso de Medicina da FAMINAS apresenta disciplinas (unidade de ensino) distribuídas em três grandes eixos para a formação médica: as bases científicas da Medicina, a gestão e a atenção à saúde da comunidade e o desenvolvimento pessoal dos estudantes de Medicina.

Durante todo o desenvolver do curso, haverá o compromisso com a responsabilidade social, promovendo o atendimento às necessidades locais com uma proposta de tornar-se um espaço científico, cultural, humano e profissional, em consonância com o SUS e as demais políticas públicas de saúde.

A nutrição estuda o alimento e sua interação com o ser humano nos seus diferentes momentos biológicos. O nutricionista é o profissional da saúde que tem a função de contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade, sadios ou enfermos, considerando seus aspectos socioeconômicos e culturais.

O profissional nutricionista, formado na FAMINAS, terá condições de atuar nas diversas áreas em que seus serviços são necessários: alimentação coletiva, nutrição clínica, saúde coletiva, docência, indústria de alimentos, nutrição em esporte, marketing em alimentação e nutrição.

O curso de Bacharelado em Odontologia do UNIFAMINAS, contemplando as exigências das diretrizes educacionais e do mercado de trabalho, tem como objetivo formar um profissional com conhecimento técnico-cientifico, mas também humanista e empreendedor, com capacidade de se comunicar e liderar, tomar as decisões necessárias para promover a saúde na sociedade que vive e gerir seu próprio negócio.
O curso oferece capacitação nas diversas especialidades da odontologia, focando na multidisciplinaridade que o Cirurgião-Dentista necessita para se adequar ao mercado de trabalho. Importante ressaltar, que o convênio do UNIFAMINAS com o Hospital do Câncer da Fundação Cristiano Varella, propicia condições únicas em toda a região, em que o estudante poderá se aprofundar no estudo da odontologia hospitalar, cancerologia, e suas implicações na saúde bucal, tornando o egresso do UNIFAMINAS plenamente apto a atuar em áreas promissoras como a Odontologia Hospitalar.

O cirurgião-dentista é o profissional da área de saúde responsável pela prevenção e tratamento das doenças do sistema estomatognático, que se constitui da boca e de suas estruturas associadas. E pode exercer suas atividades como autônomo, individualmente ou em equipe, em consultórios ou clínicas. No mercado de trabalho, poderá, ainda, optar por trabalhar em hospitais, em programas de saúde do serviço público ou empresas privadas e em instituições de ensino superior.

O estudante que deseja ingressar no curso de Psicologia deve se interessar primeiramente pelo estudo do comportamento humano, um dos grandes objetos de estudo da Psicologia. A partir daí, ele conhecerá as inúmeras abordagens e correntes psicológicas que contribuirão para a compreensão do ser humano.

O psicólogo diagnostica e trata os transtornos mentais, além disso, cuida de ações de prevenção e promoção da saúde psicológica e psicossocial de pessoas, grupos e comunidades.

A graduação tem duração de anos. Nos primeiros semestres, o aluno entrará em contato com disciplinas e áreas básicas da formação profissional, como Antropologia, Filosofia, Sociologia, Anatomia e Neuroanatomia, entre outras. Para posteriormente cursar disciplinas mais específicas e conhecer as inúmeras áreas de atuação do psicólogo, entre elas, pode-se destacar: os consultórios, hospitais, instituições de saúde e de assistência social, escolas, organizações, centros de pesquisa, entre outras.

O Bacharel em Sistemas de Informação, além de entender da área ligada à computação, tem uma formação gerencial. Ele é responsável por projetar a incorporação de novas tecnologias às empresas e de prover toda a infraestrutura necessária para que a informação impulsione os negócios, melhorando o desempenho da empresa como um todo.

Para atender a este objetivo, quem opta pelo curso de Sistemas de Informação terá uma formação multidisciplinar, focada principalmente nas áreas de Ciências da Computação, Administração e Sistemas de Informação.

Os egressos do curso são capacitados a aplicar seus conhecimentos de forma inovadora e empreendedora, contribuindo na busca de soluções criativas e eficientes nas diferentes áreas aplicadas com consciência, ética e responsabilidade social.